A diferença entre ricos e pobres depende do esforço de cada um?

A diferença entre ricos e pobres depende do esforço de cada um?

A diferença entre ricos e pobres depende do esforço de cada um?

Obviamente, Não! Porém, vemos muitos saírem da pobreza e extrema pobreza, com um, grandes esforços. Ainda que seja possível pelos esforços, para diminuir a desigualdade, entre ricos e pobres, é preciso a participação do Estado.

No contexto atual brasileiro,  existem diversas políticas públicas equivocadas, porém, acredito que a liberdade econômica, o livre mercado e o capitalismo são ingredientes eficazes para a redução da pobreza.

Ser rico é privilégio de poucos!

Na minha  história de vida,  passei muita fome, já sofri racismo, já catei latinha, já vendi picolé na praia, já vendi bala em ônibus, já fui vendedor ambulante. Meu primeiro livro técnico, foi um livro achado no lixo, Clipper 5.0, com ele, comecei a jornada por conhecimento em busca de uma profissão.

Apesar das dificuldades, eu sempre mantive o foco e o desejo de mudar de vida, de lutar, correr atrás dos meus sonhos, mudar a minha história e a história da minha família. Foi doloroso? Foi, e muito, mas, estou aqui para contar a minha história, não como regra, mas como um ponto fora da curva. Mas, eu sou rico? Não sou – e dificilmente serei – mas tenho uma vida digna!

O que eu quero que fique claro é que não lutei para ser rico. Isto eu vejo como um mérito muito além das minhas possibilidades hoje. Sorte de quem já nasceu rico. Todos devem ser ricos? Acredito que todos devem ter segurança, educação, saúde e oportunidade de lutar pelos seus objetivos, não da forma que eu enfrentei, mas com condições dignas!

Porque acredito nisto?

Quando comecei a estudar tecnologia – onde obtive um suporte melhor – as oportunidades surgiram da iniciativa privada. Manter o estudo em uma escola técnica era caro e exigia o tempo que eu não tinha, pois, precisava fazer pequenos trabalhos para manter-me.

Fazer um curso técnico de qualidade em um CEFET, IF ou FATEC, concorrendo com alunos de grandes escolas, é injusto, mas é possível. Eu conseguir passar no difícil processo seletivo, no entanto, não pude concluir por não ter condições financeiras. Diante disto, é preciso redirecionar o investimento garantindo qualidade no ensino fundamental e médio. Sou favorável também a que, no ensino médio, existam cursos técnicos obrigatórios e, além disto, a garantia da vaga no ensino superior a alunos de escolas públicas que obtiverem o melhor desempenho, com reservas de vagas a serem disputadas por alunos de escolas privadas.

A Microsoft é símbolo do capitalismo! Sabe quem mais investiu indiretamente em minha carreira? A Microsoft! Eu utilizava os canais dela de forma online para poder estudar; aprendi, estudei e hoje sou arquiteto de software!

Novamente, rico? Não, porém com vida digna!

Article by DAVID AZEVEDO
Pedreiro de Vocação - Arquiteto de Software - Estudante de Direito, Politica e Economia Facebook: davidazevedo30 Twitter: davidazevedo30 Direitista e Liberal Raposo Tavares, São Paulo davidazevedo30.com/biografia/ Participa desde outubro de 2017 Nasceu em 3 de novembro de 1984